VOCÊ COMPRARIA UM CARRO QUE JÁ FOI BATIDO VÁRIAS VEZES?

Hipper Dicas 24/02/2023
VOCÊ COMPRARIA UM CARRO QUE JÁ FOI BATIDO VÁRIAS VEZES?

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

Aqui no Hipper Dicas  nós sempre falamos sobre segurança! Afinal presamos por um trânsito melhor, onde as pessoas possam ir e vir com mais segurança.

Mas, e se nós disséssemos que até um carro chegar as suas mãos ele teve de passar por teste muito, mas muito rigorosos mesmo, inclusive sendo destruído, parcial ou integralmente, diversas vezes, você acreditaria?

Pois é, para nossa sorte e bem-estar, centenas de automóveis, de pré-produção são destruídos todos os anos, em ensaios severos chamados Crash test. Como o nome já diz, se refere a um teste de colisão onde um automóvel, o mais próximo possível do modelo que será produzido, é lançado contra uma superfície, e seus danos são avaliados de forma muito criteriosa. O objetivo disso? Criar carros cada vez mais seguros!

Mas não é só isso, dentro dos veículos vão bonecos “humanoides” que reproduzem a biometria de uma pessoa, a fim coletar dados de cada colisão. Esses bonecos altamente tecnológicos, que chegam a custar dezenas de vezes mais caro que o próprio automóvel que estão testando devido ao seu elevado nível de sensores internos, são chamados, pasmem de “Dummie” que em uma tradução literal, significa “bobo”. Segundo a lenda, recebem esse nome pois só alguém muito bobo para estar dentro de um carro que será arremessado contra um obstáculo

Histórias a parte, é que esses testes destrutivos são fundamentais, pois assim podemos entender como o corpo humano se comporta em uma colisão e criar estruturas que nos ajudem a suportar, os impactos de uma colisão e desenvolver novos sistemas de segurança.

Cintos de segurança, bolsas airbag e até cadeirinhas de criança tem sua eficiência medida nesses testes, e o resultado disso é classificado e comparado a fim de se definir qual dos componentes testados é o mais eficiente.

Aqui no Brasil seguimos o padrão europeu, onde o veículo é acelerado em um ambiente controlado, através de trilhos, com a ignição ligada, com quatro bonecos em seu interior, colidindo de frente contra uma barreira deformável, a exatos 64km/h. Apesar da velocidade parecer pequena, isso equivale a uma colisão em torno de 100Km/h em condições reais. Interessante, não?

E agora que você já conhece um poucos mais sobre o Crash test, vai entender que aqui na HIPPER FREIOS damos tanto valor a segurança que nossos novos garotos propaganda são os bonecos Dummies, que assim como nós trabalham arduamente para garantir a segurança de nossos clientes, através das tecnologias exclusivas aplicadas em nossos produtos, para fornecer discos com a mais alta tecnologia que você já conhece, reconhecida nas principais pesquisas* do segmento como a escolha número 01 pelos mecânicos e balconistas.

Até o próximo HIPPER DICAS!

 

* Pesquisa Marcas Preferidas do Jornal Oficina Brasil, e Pesquisa da Revista O Mecânico.