VAI PUXAR UM REBOQUE? ENTÃO VOCÊ PRECISA LER ESSE TEXTO - PARTE 2

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.
No HIPPER DICAS anterior alertamos sobre os cuidados de condução ao se trafegar com um reboque engatado, mas com foco na condição de frenagem que precisa ter a devida atenção. Nesse novo artigo vamos um pouco mais além, afinal, estamos tratando não mais de um veículo, mas de um comboio mecanicamente unido em apenas um ponto de fixação.
Mas espera aí, você nunca tinha parado para olhar sob essa ótica? Não tem problema, então esse artigo é pra você.
Então vamos lá. Quando seu carro está com um reboque engatado ele deixa de ter dois eixos e passa a ter três, afinal, o reboque tem um dedicado para suportar o peso dos objetos que estão sendo carregados. E isso muda a dinâmica de condução, pois desloca para trás o peso do veículo. Isso será ainda mais sentido se seu carro for de tração dianteira em curvas e frenagens. Por isso, mantenha uma velocidade baixa, de no máximo 80km/h, a depender da via e do peso transportado.
Como o reboque está ligado ao carro por um engate, e esse engate, permite um certo grau de liberdade saiba que sua atenção precisará estar também para trás, e não apenas para a frente. Por isso posicione os retrovisores a fim de poder enxergar a extremidade traseira do reboque e como ela se comporta em velocidade, e se está mantendo o alinhamento com o carro ou oscilando para os lados. Se isso estiver ocorrendo, é porque está acima do limite que o reboque pode suportar.
Lembre-se ainda que suspensão do reboque não tem a mesma capacidade de amortecimento que o seu carro, então ele fica sujeito a saltitar ao passar por um desnível ou via esburacada, e isso é muito ruim, pois a cada elevação do eixo, seus pneus perdem contato com o solo e podem prejudicar a dirigibilidade.
Outro ponto importante a ser considerado é que conduzir com o reboque vazio, parcialmente carregado, ou totalmente carregado muda a condição de direção, sendo necessário mais atenção quando está com o reboque sem carga. Por isso, se possível, evite rodar com o reboque sem peso.
E, caso o reboque venha a se desgarrar em uma curva, saiba que será necessário realizar o contra esterço do volante, girando-o no sentido contrário ao movimento a fim de retomar o controle. Isso pode ser potencialmente perigoso em uma estrada e é altamente influenciado pela velocidade. Portanto, mais uma vez, repetimos, quando conduzir puxando um reboque, reduza a sua velocidade média para um nível abaixo do que estaria ao trafegar pelo mesmo trecho apenas com o seu carro.
Seguindo essas orientações sua viagem será mais segura e tranquila. Até o próximo HIPPER DICAS!
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