Em um carro a combustão é possível poupar os freios?

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.
Já vimos aqui no Hipper Dicas que em um veículo elétrico, devido ao efeito da frenagem regenerativa o conjunto do freio tem sua vida útil bastante ampliada, mas a pergunta que queremos levantar aqui é: será que podemos conseguir algo parecido com um carro a combustão?
Conforme afirma o consultor automotivo, Alexandre Alpha, “os resultados não serão os mesmos que em uma carro elétrico, mas é possível poupar o sistema de freios em um carro a combustão”. Para isso é preciso entender o porquê o sistema tem uma vida útil limitada, é que todo o conceito do sistema de freios se baseia em atrito, ou seja, uma vez que o condutor pisa no freio o fluido amplia a força e empurra através de um pistão as pastilhas contra os discos de freios. O atrito gerado entre esses dois componentes é que gera o efeito de frenagem.
Ou seja, para manter a capacidade de parar o veículo, as pastilhas e discos, pressionados cada vez mais um contra os outros vão apresentar desgaste, o que é normal e previsto em projeto da montadora. Mas seria possível alongar um pouco mais essa vida útil?
Podemos afirmar que sim, mas isso vai depender basicamente de alguns fatores. O primeiro, é claro, depende da qualidade das peças que você utiliza no seu carro. Aí não existe mágica, peças muito baratas ou de qualidade duvidosa utilizam materiais mais simples em sua composição, o que traz uma vida útil consideravelmente menor.
O segundo ponto a ser considerado é o tipo de trajeto. Se utiliza muito o carro na cidade é fato que precisa utilizar mais os freios, há o andar e parar do trânsito urbano, o que exige mais do sistema. Para aqueles que tem um percurso maior em estradas, o conjunto vai durar muito mais, por ser bem menos exigido o sistema.
Mas o terceiro e não menos importante, é a forma de conduzir. Quem acelera muito precisa frear muito, e isso é um fato. Ainda mais na cidade. Então, manter uma velocidade média mais baixa e acelerar de forma progressiva vai exigir menos dos freios na hora de parar. Um ponto importante: aproveite o freio motor. Isso não apenas em uma estrada, mas também na cidade. Basta para isso que ao perceber que o semáforo mais a frente fechou, em vez de pisar no freio, tire o pé do acelerador e deixe o carro engrenado, seguir embalado. A própria velocidade do veículo vai sendo reduzida a medida que se desloca. Parece pouco, mas fazendo isso de forma constante, vai sentir que o tempo de troca desses componentes será significativamente ampliado.