VOCÊ SABE REALMENTE UTILIZAR O FREIO DE ESTACIONAMENTO?
Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.
Se há um item relegado ao segundo plano em um automóvel, esse é o freio de estacionamento. Durante muitos anos chamado pelo termo coloquial de “freio de mão”, afinal na maioria dos veículos se trata de uma alavanca ao lado direito do condutor.
Não podemos esquecer que em muitos casos, mesmos em carros modernos, o componente ainda está lá, as vezes como um pedal, outras vezes como uma alavanca mais estilosa, e assim resistindo a inovação da substituição por um sistema de freio de estacionamento acionado por um botão.
Mas, você saberia mesmo quando utilizar o sistema de freio de estacionamento convencional? Você pode dizer que sim, pois basta puxá-lo para cima para o acionar. Mas falo em que situação você deve utilizá-lo? Pois bem, vamos listar aqui as condições em que você deveria ou não, acioná-lo. Então vamos lá!
Primeiramente, e o mais importante, é entender que o sistema de freios de estacionamento deve ser utilizado, como o próprio nome diz, na condição de veículo estacionado. Isso evita que o carro se desloque para frente ou para trás devido a um declive na rua ou em caso de um empurrão descuidado de uma pessoa ou de outro veículo. Lembrando apenas, que o correto, é acionar o freio de estacionamento com o veículo totalmente imóvel, evitando assim desgaste prematuro do sistema. Então, apenas acione a alavanca, pisando no pedal de freio, ok?
Mas você pode, e deve utilizar o freio de estacionamento eu outras situações. Por exemplo, quando com o carro parado muito tempo no trânsito. Você pode acionar o freio de estacionamento, para aliviar um pouco o pedal do freio e descansar a perna direita.
Há também condições onde ele não deve ser utilizado. Como por exemplo, com o veículo se descolando. Como o freio de estacionamento atua apenas nas rodas traseiras, acioná-lo com o carro em movimento pode travar as rodas e fazer o carro girar sobre o próprio eixo, fazendo-o perder o controle.
Lembre-se que manobras assim apenas são feitas por profissionais, em condições específicas como apresentações e em um ambiente controlado. Por isso convenhamos, você não se enquadra nesse caso não é mesmo?
Até, em um caso extremo, de perda do sistema dos freios o freio de estacionamento poderia ser utilizado como um freio emergencial, mas para isso é necessária muita perícia, conhecimento do veículo e ter a noção da limitação de frenagem do sistema. Por isso, torça para nunca precisar recorrer a isso.
E, não menos importante. Mantenha o freio de estacionamento sempre em ordem, solicitando sua regularam, quando possível, em cada revisão do seu carro. Para saber se está no ajuste correto, basta puxar levemente a alavanca, sem pressionar o botão, escutando clicks à medida que a levanta. Três clicks é o ideal. Se ao puxar a avalancha, escuta mais de três clicks, está na hora de regular o freio de estacionamento ou revisar o freio traseiro.
Seguindo as orientações desse artigo você vai ter uma condução muito segura!