Vai puxar um reboque? Então você precisa ler esse artigo. (Parte 1)

Hipper Dicas 04/04/2023
Vai puxar um reboque? Então você precisa ler esse artigo. (Parte 1)

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

Há muito tempo que o ser humano precisa carregar objetos. Sejam eles grandes ou pequenos sempre foi um desafio para a humanidade deslocar algo por uma certa distância. Essa necessidade nos levou a evolução dos troncos de madeiras rolados no chão, as charretes de tração animal.

Hoje, utilizamos o automóvel para realizar esse mesmo trabalho, mas claro, com muito mais segurança e conforto, e, fazendo muito menos esforço, não é verdade?

Bem, mas as vezes a necessidade é maior que a nossa capacidade de transporte, e em muitos casos precisamos recorrer a reboques engatados ao veículo. Esse tipo de transporte é regulamentado pelo código nacional de trânsito e possui regras próprias que precisam ser seguidas.

Mas o que queremos falar aqui nesse HIPPER DICAS é que uma vez com um reboque engatado, a dinâmica de condução do veículo muda, e muito, e infelizmente nem todos os motoristas estão atentos a isso. E olha que nem estamos falando de o fato da visibilidade traseira ficar prejudicada, e pelo entendimento que em um caso como esse o carro aumenta consideravelmente de tamanho, exigindo uma maior atenção nas ultrapassagens e manobras em baixa velocidade.

Falamos que uma vez em movimento, a massa total do carro, mais o reboque, precisa ser considerada, e que o sistema de freios possui uma limitação para dissipar todo esse peso em uma frenagem. Por isso, mantenha uma velocidade baixa. Evite superar os 80Km/h, mesmo em uma pista com boas condições.

Lembre-se, que ao acelerar do zero a 80Km/h com um reboque você vai exigir um bom esforço do motor, mas uma vez que atingiu essa velocidade o desafio de parar todo esse peso é muito maior do que o necessário para o fazer ganhar velocidade. Será, só para efeito de entendimento, o dobro.

Isso mesmo, pelo menos o dobro do esforço. Então se você acha que foi difícil ganhar velocidade com o reboque, muito mais difícil será fazer o carro perder velocidade, e isso por causa das leis da Física.

Quanto mais pesado um veículo, mais energia ele precisa dissipar através do sistema de freios e isso tem uma limitação. Como essa energia é convertida em calor, e o calor excessivo pode reduzir drasticamente a eficiência do sistema, é preciso evitar sobrecarregar nos freios.

Por isso reduzir a velocidade é um fator tão importante quando estamos engatados, entende? Quando menor a velocidade, menos calor preciso gerar no sistema de freios. Além disso, o uso de freio motor em descidas vai contribuir muito para aliviar os freios e garantir uma viagem segura nas descidas de serras e declives.

E, como o assunto é extremanente relevante, vamos continuar com ele no próximo HIPPER DICAS, até lá!