Qual o prazo de validade de um orçamento medido em dias?

No setor automotivo, o orçamento pode ter validade por um período mais longo que os tradicionais 10 dias previstos na legislação. Mas qual prazo de validade devo colocar? E se o cliente retornar no prazo e os preços das peças aumentaram? Confira essas e outras informações na nossa nova Hipper Dica com o Professor Scopino:
Ao ser executado e preparado um orçamento, é obrigatório constar:
- Itens a serem substituídos.
- Serviços a serem prestados.
- Valores e formas de pagamento.
- Data do orçamento.
- Data de início.
- Data de término.
- Validade do orçamento.
- Assinatura das partes.
Qual prazo de validade devo colocar?
Em tempos de aumentos constantes e inflação, deve ser estudado corretamente alguns prazos, ainda mais quando passamos um orçamento e depois de alguns dias o cliente retorna aprovando o valor acordado, esse orçamento que é uma espécie de contrato, deve ser cumprido por parte da empresa de serviços automotivos, pois o orçamento é um contrato. E qual o prazo devemos colocar como validade deste orçamento? Quanto for necessário. Pode ser de 1 dia, 10 dias, 15 dias, 30 dias, 1 ano, o importante é ter a certeza que nesse prazo será possível realmente manter os valores das peças, materiais e serviços sem alterações.
Mas e se eu esquecer e não colocar prazo de validade?
É bem claro, no próprio Código de Defesa do Consumidor o CDC salvo estipulação em contrário, o valor orçado terá validade pelo prazo de dez dias, contado de seu recebimento pelo consumidor. A lei é clara e protege o consumidor por 10 dias após a apresentação do orçamento. Dentro do setor automotivo, é um prazo razoável, e dependendo do seu relacionamento com os fornecedores, que geralmente são bons parceiros, podemos aumentar para 30 dias que é o número normalmente utilizado no setor.
E se o cliente retornar no prazo e as peças aumentaram?
Devemos cumprir com o combinado, mesmo que isso gere um prejuízo para a empresa. O mesmo pode ocorrer quando há a descrição da marca aplicada e a mesma não estar mais disponível, devendo ser substituída por marca equivalente ou superior, jamais devemos aplicar uma inferior para que o consumidor não seja prejudicado.
Por esses motivos é muito importante elaborar um bom orçamento seguindo os requisitos do código de defesa do consumidor e respeitar os clientes, sendo melhor diminuir a validade em dias do orçamento a deixar e arriscar um prazo maior principalmente para peças de veículos da linha Premium ou de colecionadores, onde precisamos fazer encomendas nas concessionárias ou nos importadores, com cotações baseadas nas moedas locais como dólar ou euro, nestes casos podemos colocar as cotações e descrever o valor na moeda estrangeira com cobrança do valor do dia da entrega, baseada neste moeda. Portanto a descrição das peças necessárias e serviços podem ser maiores no orçamento e depois retirados caso não sejam necessários.
Quando falamos em sistemas de freio estamos falando em segurança na utilização dos veículos, seus passageiros e todos ao seu redor. Quando falamos de boa gestão das empresas vemos que é essencial para o seu correto funcionamento e atendimento das leis e regras vigentes.
Portanto valorize a mão de obra sempre, valorize a gestão das empresas. Essa foi a dica Hipper Freios com o professor Scopino!