EP 8 - TROCA DE PASTILHAS COM SISTEMA DE FREIO DE MÃO ELÉTRICO (COM NILSON POWER CLASS)

Box do Conhecimento 10/11/2020

Todos os dias novos sistemas automotivos são criados, sendo necessário estar atualizado quanto a instalação de novos componentes.

Confira agora como trocar as pastilhas de freio em um carro com freio de estacionamento elétrico. Acelere seu conhecimento.

Aqui na websérie Box do Conhecimento já falamos sobre o procedimento para a correta regulagem do freio de estacionamento por alavanca. Nesse episódio vamos dar um salto tecnológico e falar como trocar as pastilhas de freio em um carro com freio de estacionamento elétrico. Faça o pit stop agora e confira a dica do especialista Nilson Power Class!

Os carros a cada dia que passa evoluem a passos largos. Novos sistemas automotivos são criados para garantir conforto, segurança e economia para o condutor e passageiros. E com o sistema de freios não poderia ser diferente. O sistema ABS, por exemplo foi uma grande evolução e equipa todos os modelos vendidos no Brasil como equipamento original desde 2014.  

O freio de estacionamento não poderia ficar de fora dessa evolução. Modelos importados e vários nacionais já utilizam essa funcionalidade, que traz maior comodidade e conforto para o motorista, ao trocar a incômoda alavanca ou pedal de acionamento por um simples botão no console. Mas essa tecnologia também exige cuidados adicionais na reparação, em especial na troca da pastilha traseira. 

Ocorre que nesse tipo de sistema, há atuadores elétricos que movimentam as pastilhas contra o disco traseiro, imobilizando o veículo quando parado ou estacionado. O recuo do pistão não pode ser realizado de início de forma manual, fazendo uso de uma ferramenta genérica, como nos modelos convencionais. Isso pode danificar permanentemente os atuadores elétricos, comprometendo o sistema. 

O procedimento correto, nesse caso, é utilizar um scanner a fim de permitir o recuo do pistão do freio de estacionamento através de um comando do equipamento. Isso permite remover as pastilhas gastas, e dependendo do sistema do veículo é necessário complementar o recuo total do pistão com auxílio de ferramenta manual, para instalar o novo jogo de. Em alguns modelos, esse comando pode ser realizado pelo interior do veículo. 

Importante ressaltar, caro Reparador, que os demais procedimentos como obstrução do flexível, abertura do sangrador, coleta de fluido, limpeza do sistema e lubrificação dos pontos de articulação, são similares aos modelos acionados mecanicamente. 

Abrir a versão desse artigo em PDF. Baixar Artigo