EP 7 - O SEGREDO PARA UMA TROCA DE PASTILHA COM RESULTADOS EFICIENTES (COM DOUTOR CARRO)
Mito ou Verdade. É preciso quebrar a quina da pastilha para diminuir o ruído, fazendo diminuir a área de atrito com o disco? Assista já e confira o segredo para uma troca de pastilha eficiente.
Para efetuar um reparo adequado no sistema de freios de um veículo, em especial, na troca das pastilhas, é preciso atender a certos critérios e cumprir alguns procedimentos técnicos. Nada muito complexo, mas que exige do reparador a devida atenção. Faça o pit stop agora e confira a dica do especialista Tales Domingues, o Doutor Carro!
Tudo começa com o bloqueio do fluido na entrada da pinça. Isso vai impedir que o fluido sujo retorne para o cilindro mestre, mas lembre-se de utilizar uma ferramenta adequada para evitar danos ao flexível. Ferramentas genéricas podem rasgar o tubo e provocar vazamentos ou causar deformações permanentes que vão restringir a entrada do fluido na pinça, prejudicando a eficiência de frenagem.
Agora, abra o sangrador, coletando o fluido em um recipiente adequado, e movimente o pistão da pinça apenas com a força das mãos. Evite utilizar ferramentas nesse momento. Isso vai ajudar a sentir melhor o movimento de recuo do pistão, permitindo avaliar se há engripamento, prejudicando o seu acionamento.
Uma vez que as pastilhas foram removidas, aproveite para avaliar seu nível de desgaste, identificando se há deformações que podem ter sido causadas por problemas de fixação da pinça, se há desgaste irregular, ou se há trincas e fissuras em sua superfície.
Agora que chegou a hora de instalar o novo jogo de pastilhas, vamos aproveitar e falar sobre algumas dicas importantes. Observe que muito reparadores ainda tem o hábito de desbastar os cantos da pastilha antes da montagem, alegando que isso precisa ser feito para evitar ruídos e melhorar o seu assentamento no disco. Entenda, que na verdade, isso não passa de um mito, meu caro amigo, e que deve ser evitado! Essa prática, ainda comum em algumas oficinas, é prejudicial ao sistema pois retira parte do material de atrito da superfície da pastilha, além de desfazer originalidade da peça.
Lembre-se ainda que algumas pastilhas possuem uma pequena chapa anti chio em sua face posterior. Isso existe justamente para evitar ruídos ao acionar os freios, e devemos ter bastante cuidado na sua instalação.
Não podemos esquecer que nas pastilhas com sensor mecânico de desgaste, é preciso se atentar ao seu posicionamento, pois se não for montado da maneira correta pode prejudicar a indicação de fim da vida útil da pastilha para o motorista.
Outro ponto importante, é que as novas tecnologias aplicadas nos produtos têm trazido facilidades para o dia a dia do mecânico e motorista. Um exemplo disso são os discos da Hipper Freios com a nova retífica cruzada Hipper Grinding, que facilita o tempo de pré-assentamento do conjunto discos e pastilhas.
Seguindo essas dicas, podemos garantir um serviço de qualidade que vai trazer maior segurança para nossos clientes!
Abrir a versão desse artigo em PDF. Baixar ArtigoVocê pode se interessar também
EP8 COMO VENDER SEM DESCONTO (COM THIAGO CONCER)
Vender não é algo que venha de berço e que já se nasce sabendo. É uma profissão e tem sua...
EP7 PÓS VENDA, CASE JR DIESEL (COM GERALDO RUFINO)
Credibilidade, seriedade, trabalho em equipe, network com emoção, amor, carinho e gratidão. Estas são...
EP6 MELHORES TÉCNICAS DE VENDAS (COM LEANDRO BRANQUINHO)
Quais as atitudes de um bom vendedor? As respostas e dicas concretas para você aumentar suas vendas estão aqui e foram...