EP 3 - CORRETA FIXAÇÃO DO ROLAMENTO NO CUBO DE RODA (COM PROFESSOR SCOPINO)
Confira como remover e instalar o rolamento do cubo de roda, sem comprometer a qualidade do serviço ou prejudicar o sistema de freio. Assista agora e acelere seu conhecimento!
Instalar um rolamento de um cubo de roda para muitos profissionais é uma tarefa simples, mas exige muito mais atenção do que se imagina. Faça o pit stop agora e confira a dica do especialista Pedro Luiz Scopino: Mecânico, professor e palestrante!
Quem conhece e gosta de mecânica sabe que o Cubo de Roda é um importante componente mecânico, afinal, cabe a ele servir de suporte para a montagem do conjunto de freio e rodas do veículo. Além disso, com a introdução do sistema ABS, muitos modelos passaram a contar com o rolamento polarizado que é utilizado como referência para leitura da velocidade das rodas.
Diante disso, o profissional automotivo deve ficar atento e seguir os corretos procedimentos de remoção e instalação do cubo de roda, que apesar de simples, se não for bem executado, pode comprometer a qualidade do serviço, prejudicar o sistema de freio e até mesmo a dirigibilidade do veículo. Então, se liga no que você precisa fazer!
O primeiro passo é entender que não se trata de um procedimento complexo, mas não por isso devemos deixar de lado o uso das ferramentas corretas como extrator, alicate para anel elástico e uma prensa hidráulica para garantir que o rolamento seja removido do cubo ou manga de eixo em prefeito alinhamento. Fazendo isso estamos evitando danos ao seu alojamento, que poderia causar uma interferência durante a montagem do novo rolamento.
Uma vez que o rolamento antigo foi removido cuidadosamente, aproveite para realizar uma boa inspeção visual, procurando por trincas e marcas de desgaste, além é claro, de verificar o estado do alojamento no interior do cubo e manga de eixo. Não tenha pressa, procure com cuidado pela menor rebarba ou fissura que possam vir a comprometer a montagem do novo cubo e rolamento.
Vale ressaltar ainda, que para os modelos com ABS que utilizam a capa do rolamento polarizada, o cuidado deve ser ainda maior, respeitando o alinhamento e a força aplicada. E, para garantir que tudo ficou bem instalado, após a montagem da nova trava, gire o rolamento manualmente percebendo se o movimento ocorre de forma livre e sem ruídos. Se estiver tudo ok, siga com o aperto dos parafusos com um torquímetro. Recomendamos que após estes procedimentos seja efetuado o ajuste da geometria de direção, o conhecido alinhamento de direção.
E, se por acaso tiver dúvidas sobre a referência correta de aplicação, não precisa se preocupar! Basta consultar nosso app pelo seu smartphone ou navegar no site Hipper Freios para ter as informações que você precisa.
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