EP 12 - IMPORTÂNCIA DO USO DO TORQUÍMETRO (COM BARBARA BRIER OFICINA AMIGA DA MULHER)

Box do Conhecimento 08/12/2020

Dar um aperto em um parafuso não parece ser algo muito complexo. Torque de menos, e o sistema pode gerar folga excessiva.Torque a mais, e poderão ocorrer trincas. Confira agora como realizar o uso correto do torquímetro e acelere seu conhecimento.

Dar um aperto em um parafuso não parece ser algo muito complexo, basta utilizar uma ferramenta e aplicar alguma força. Mas quando falamos de cubo de roda, aplicar o torque correto faz muita diferença. Faça o pit stop agora e confira a dica da especialista Barbara Brier da oficina Amiga da Mulher!  

O Cubo de Roda tem uma função primordial nos veículos, afinal ele serve de apoio para o conjunto de freios, rodas, e tração quando montado no eixo motriz do carro. Algo extremamente importante, principalmente se considerarmos que mecanicamente se trata de uma peça relativamente simples. Basicamente é uma peça com parafusos de fixação, e furos com rosca para montagem dos discos de freio.  

O Cubo pode conter ou não um rolamento, a depender do tipo de veículo ou eixo em que está aplicado. Quando utiliza um rolamento, que é composto por esferas ou roletes, o torque de aperto para sua fixação é fundamental, afinal precisa garantir a carga correta sobre eles. 

Torque de menos, e o sistema pode gerar folga excessiva, que provocará vibração, trepidação e desgaste prematuro dos componentes. Torque a mais, e poderão ocorrer trincas, travamento do rolamento e fadiga do material com o passar do tempo. Além disso, poderá ocorrer trepidações ao frear ou ao movimentar o volante.

Percebeu a importância do aperto correto? Então fique atento. O torque aplicado tem que ser o exigido pelo Fabricante. Nem mais, nem menos! Mas para isso é preciso utilizar um torquímetro.

Uma ferramenta que indica, com precisão, o torque de aperto ideal para cada parafuso. Basta ajustar o torque correto na ferramenta e realizar o aperto até ouvir um estalo, nos modelos mecânicos, ou um sinal sonoro para modelos eletrônicos.

Para dar o torque correto não é preciso apenas da ferramenta certa, mas também saber exatamente qual o valor que será dado no aperto do parafuso. Para isso é preciso consultar um uma literatura técnica que informe o torque especificado para cada tipo de cubo de roda, considerando tamanho, modelo de veículo e tipo de eixo. 

Agora que você já sabe a importância do torque correto, é só consultar o manual técnico da montadora, ajustar o torquímetro e dar o aperto no valor certo. Há, e lembre-se de limpar a base do cubo antes de realizar o aperto.

Abrir a versão desse artigo em PDF. Baixar Artigo