EP 10 - SAIBA COMO FAZER A REGULAGEM DO FREIO A TAMBOR (COM CONSULTOR TÉCNICO DOMINGOS FELICE)

Box do Conhecimento 24/11/2020

Manter o veículo parado é tão importante quanto freá-lo. Acelere seu conhecimento com a Hipper Freios e confira como fazer a regulagem do freio a tambor.

Manter o veículo parado é tão importante quanto freá-lo. Por isso nesse episódio nos dedicamos a falar sobre a regulagem do freio de estacionamento a tambor. Faça o pit stop agora e confira a dica do especialista Domingos Felice, consultor técnico da Hipper Freios!

Seja acionado manualmente através de uma alavanca ou com os pés, através de um pedal, o freio de estacionamento assegura que o veículo se manterá imóvel mesmo quando parado em aclives ou declives, tudo isso graças a tensão de um cabo e a pressão que ele gera entre a lona de freio e o tambor. Mas para tornar isso possível é preciso manter o ajuste adequado!

Para realizar isso, primeiramente eleve o carro no elevador, libere a alavanca do freio de estacionamento, solte totalmente a porca ou sistema que faz o ajuste do cabo do freio de estacionamento deixando o cabo distensionado, liberando a pressão no conjunto de sapatas e lonas.

Já realizado todas os procedimentos de checagem do sistema e constatado que se encontra tudo ok, vamos com o auxílio de uma chave de fenda fazer o ajuste na engrenagem do regulador automático, tomando como base nosso tambor da Hipper Freios.

Continue realizando o ajuste até que não seja mais possível girar o tambor com as mãos. Uma vez que isso ocorrer, reduza um pouco o ajuste até encontrar o ponto de menor interferência entre as lonas e a superfície do tambor. Isso garante que não haverá ruídos ou aquecimento quando o freio de estacionamento for acionado.

Lembre-se que é importante verificar o esforço na alavanca ou pedal, aliviando ou aumentando a carga sobre a regulagem do freio de estacionamento se necessário, até encontrar o ponto ideal de ajuste.

Agora, o veículo com os pneus em contato com o solo, posicione a alavanca ou pedal do freio de estacionamento em repouso, e realize o ajuste da porca de regulagem, mantendo o ajuste entre três e cinco cliques de carga. Conclua o serviço com o aperto adequado conforme exigido pelo fabricante, e pronto. O freio de estacionamento está regulado.

Faça um breve percurso com o carro, parando o veículo e acionando o freio de estacionamento só para garantir que está tudo dentro dos conformes. Aí, é só entregar o carro para seu dono. 

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