FREIO QUE TE QUERO, FREIO

Hipper Tips 25/05/2023
FREIO QUE TE QUERO, FREIO

Há muito tempo que os freios deixaram de exercer apenas a função básica ao qual foram concebidos que é controlar a velocidade do veículo e em algumas situações leva-los e mantê-los na imobilidade. Essa nobre atribuição ele vem mantendo com muita honra, sendo mais eficiente a cada nova geração de automóveis que surge.

O que ocorre é que o sistema de freios está indo muito além do que parar o veículo. Ele está permitindo agregar funções adicionais de segurança e porque não dizer, de comodidade.

Apenas para começarmos, hoje muitos carros podem ficar parados por alguns segundos, sem a necessidade de manter o pedal pressionado, em uma função chamada, Auto Hold. Isso é de muita comodidade no anda e para do transito, e em deslocamentos em viadutos engarrafados. É com certeza um alívio para o pé direito.

E, em alguns carros com freio de estacionamento eletrônico, que substitui a tradicional alavanca, por um simples botão, partimos para a lei do menor esforço. Bacana, não?

Mas não para por ai! O sistema de freios evoluiu tanto que hoje um carro é capaz de frear sozinho, tomando a decisão pelo motorista! Isso amplia consideravelmente os níveis de segurança, bem como retira da equação a parte mais suscetível a falhas que é o ser humano.

E isso não ocorre apenas em uma rodovia, onde o carro reduz a velocidade e até mesmo para baseado no deslocamento do carro da frente, em uma função conhecida como Controle Adaptativo de Cruzeiro. Além disso o carro pode simplesmente frear quando se está dando uma marcha ré, e por acaso venha um veículo no sentido transversal, evitando assim um impacto traseiro por conta de um ponto cego. A essa função damos o nome de Alerta de tráfego cruzado, mas bem que poderíamos chamar de Anjo da Guarda, não é verdade?

E, por falar em Anjo da Guarda, considere que o seu carro ganhou mais um aliado, afinal o sistema de freios está fazendo de tudo para que você tenha uma experiência muito segura de condução. É algo como uma “Mão invisível” que o ajuda a conduzir o carro, e que está sempre em alerta, o ajudando quando for necessário.

Deixamos aqui uma reflexão se em um futuro não tão distante, a maior participação do sistema de freios vai tirar o prazer de condução? Em nossa opinião aqui na Hipper Freios, não, afinal o destino e a companhia a bordo será sempre escolhido por nós como motoristas, e cabe ao sistema de freios nos levar da forma mais segura possível.

Até o próximo HIPPER DICAS!