Aqua, o quê?

Hipper Tips 14/06/2023
Aqua, o quê?

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

Relembrando as aulas no período do ensino médio, onde o professor de física, em suas aulas não tão amadas pelos alunos, comentou que a água é um fluido incompressível, é bem provável que você não tenha dado muito ouvidos a isso.

Passados aí alguns anos você se vê, literalmente, na aplicação prática desse conceito, onde seu carro está aquaplanando! Isso mesmo, você passou por uma película de água a uma velocidade maior do que os sulcos do pneu poderiam expelir o líquido, e seu carro, pelo fenômeno físico da “incompressibilidade dos fluidos“, está à deriva, como uma embarcação, sem rumo!

Isso ocorre porque a água, é um fluido incompressível, ou seja, não pode ser comprimido, como dizia seu professor. Isso faz com que o pneu do seu carro seja afastado do solo, reduzindo drasticamente o atrito, e o expondo ao risco iminente de um acidente.

É por isso que os pneus dos automóveis possuem aqueles sulcos, para justamente drenar a água da pista e assim, garantir a dirigibilidade do carro, mesmo em condições de chuva e pista molhada.

Ocorre que, se a velocidade estiver muito alta, ou os sulcos dos pneus estiverem bem rasos devido ao desgaste dos pneus, não será possível eliminar toda água entre os pneus e o piso, provocando assim o efeito de aquaplanagem.

Uma orientação importante para saber qual a velocidade ideal para rodar em uma pista molhada é observar pelo retrovisor interno os rastros dos pneus na pista. Se eles não forem visíveis, você está em uma velocidade acima do ideal, portanto diminua o ritmo.

E, caso, mesmo com todo o cuidado, você entre em uma situação de aquaplanagem, o que deve ser feito é absolutamente nada!! Isso mesmo, nada!!! Ao sentir que o veículo ficou “mais leve”, que é um indicativo da ocorrência do fenômeno, o correto é manter as duas mãos no volante, não esterçá-lo, e muito menos frear ou acelerar. Isso pode fazer o carro rotacionar sobre o próprio eixo, e aí uma saída da estrada seria inevitável.

Lembre-se que até pilotos de competição são desafiados nesse sentido ao conduzir em pistas molhadas. Por isso, meu caro, não tente manobras bruscas que venham a te colocar em risco, afinal, você não é piloto, não é mesmo?

E, para finalizar, fica aqui a lição: reduza a velocidade em estradas molhadas e em condições de chuva, sinta a aderência do carro na pista, mantenha sempre os pneus em boas condições, e da próxima vez, preste mais atenção as aulas!