Seria a vez dos híbridos e elétricos no Brasil?

Hipper Dicas 07/06/2022
Seria a vez dos híbridos e elétricos no Brasil?

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

A cada alta de combustíveis o tema eletrificação veicular vem a tona. Surgindo como uma alternativa energética mais eficaz, os veículos híbridos e elétricos despontam como possível solução para os constantes aumentos nos postos. Mas seria neles realmente a solução?

Podemos afirmar categoricamente, que sim! O Brasil é um dos pouco países do mundo com maior capacidade de criar um mercado sustentável de veículos eletrificados. Mas isso decorre de vários fatores, primeiro porque diferentemente de outros países que ainda dependem da queima do carvão para produzir energia, nossa matriz energética é de baixo impacto ambiental que são as hidroelétricas. Além disso, estamos vendo um crescimento na indústria de energia eólica e solar no Brasil.

Mas isso, na verdade não nos torna o país do carro elétrico, afinal há muito ainda que se investir em infraestrutura, apesar de estarmos indo na direção certa. Mas é uma tecnologia que apenas o Brasil e a Índia dominam e que pode mudar a realidade de novos veículos aqui é o Etanol combustível.

Sim, uma solução adotada no final dos anos de 1970 como resposta à crise do petróleo colocou o nosso país a frente na produção de álcool derivado de cana de açúcar, o que é muito mais produtivo que o obtido de milho, por exemplo.

Essa matriz verde é considerada uma solução viável tanto para híbridos flex, o que os torna os modelos híbridos menos poluentes do mundo e células de combustível a Etanol. Essa última tecnologia, que está sendo estudada com afinco por algumas montadoras prevê abastecer um veículo com Etanol em um posto, e um reator químico produzir eletricidade capaz de mover um motor elétrico. Ou seja, um carro elétrico movido a Álcool.

É difícil afirmar que em um futuro próximo teremos uma única tecnologia dominante. O que prevemos é uma miscelânia de tecnologias nas ruas. Veremos convivendo em harmonia modelos híbridos ao lado de elétricos, juntos de modelos de célula a combustível. E, claro, modelos apenas a combustão se tornarão cada vez mais raros.

Mas, um ponto importante, e que independente do seu nível de eletrificação, os veículos vão continuar precisando de sistemas de freios eficientes. E é aí que entra a Hipper Freios, com sua evolução contínua no desenvolvimento de discos de freios de alta qualidade, que atendam a veículos cada vez mais tecnológicos. Inclusive a Hipper Freios é a única fabricante dos discos de freio no Brasil para o Tesla, o veículo elétrico mais desejado do mundo. Sejam bem vindos ao futuro.