O que você precisa saber para dirigir com segurança à noite

Hipper Dicas 03/02/2022
O que você precisa saber para dirigir com segurança à noite

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

 

É normal sentirmos dificuldade em dirigir à noite. Esse desconforto causado pela baixa luminosidade não é nenhum demérito para sua habilidade como motorista, pode ficar tranquilo. O motivo pelo qual não nos sentimos tão confortáveis na condução noturna ocorre por uma condição puramente biológica que remota a nossa evolução como espécie, afinal o Ser Humano é essencialmente um animal diurno.

 

A história nos mostra que a necessidade nos fez vencer nossas limitações, e com o surgimento da lâmpada elétrica há 142 anos atrás pudemos manter nossa atividade noite a dentro, inclusive guiando nossos veículos. Mas conduzir a noite ainda nos parece um desafio. Afinal, como nossos olhos não tem a capacidade de absorver a pouca luz do ambiente em locais escuros, nossa visibilidade fica reduzida e nossos reflexos ficam comprometidos, reduzindo significativamente nossa percepção de distância o que impacta diretamente em nossa capacidade de tomada de decisão.

 

Por isso, o recomendado à noite é reduzir a velocidade em pelo menos 20% comparado a trajetos feitos durante o dia, e dobrar a distância do carro à frente. Além disso é importante garantir a visibilidade, seja de forma natural ou artificial. Quando falo da forma natural, me refiro a própria condição visual do condutor, onde muitas vezes o próprio motorista se recusa a utilizar óculos de correção, afirmando não atrapalhar na condução, mas é sabido que astigmatismo, miopia ou foto sensibilidade, principalmente quando estamos à noite, prejudicam sim a identificação de placas, objetos, ou até causam incomodo maior pelo ofuscamento de faróis de outros veículos. Por isso, uma revisão com seu Oftalmologista é muito importante, ok?

 

E, quando falo de garantir, de forma artificial, a melhoria da visibilidade estou me referindo aos vidros que devem estar limpos, garantindo sua translucidez. Isso vale inclusive para as lentes dos faróis, que uma vez sujas, limitam o alcance do feixe luminoso. Se os mesmos estiverem opacos pelo uso, o recomendado é realizar um polimento para remover a camada desgastada da superfície transparente do farol, o que é feito em algumas oficinas especializadas. E não se esqueça das lâmpadas, afinal elas tanto servem para ampliar nosso campo de visão quanto para tornar nosso carro mais visível para outros condutores.

 

Outro ponto importante, e isso vale para nossa forma de conduzir, é tentar manter o foco da visão não diretamente projetado para a frente do veículo, mas sim, levemente deslocado a direita. Isso reduz o risco de ofuscamento causado pelos faróis de um veículo em sentido contrário. Além disso, utilize o farol alto apenas quando necessário, pois esse tipo de iluminação produz ofuscamento do veículo a frente se o mesmo não estiver em uma distância adequada. Lembre-se que a segurança para conduzir a noite é a mesma para você e para os outros motoristas, não é verdade?

 

E para finalizar, e não menos importante, se vai conduzir a noite, seja na cidade ou na estrada, certifique-se que a manutenção do carro esteja em dia, que o nível de combustível está adequado e que os pneus estão com boa condição de uso. Afinal, se conduzir à noite já não é fácil, imagine então ficar com o carro parado, por uma quebra, falta de combustível ou pneus furado nessa mesma situação?

 

MAIS HIPPERDICAS:

- Respeite a especificação em Watts das lâmpadas do seu carro;

- Não utilize luz de neblina, principalmente traseira, fora de condição de neblina. Isso causa ofuscamento de quem vem atrás de seu veículo;

- Uso de faróis de milha é proibido em percursos urbanos;

- Alterar as características dos faróis é infração grave.

 

Disco de freio; freio; disco de freio; tambor de freio; segurança; carro; automóvel; Hipper Freios.