ABS + BAS auxiliando na frenagem

Hipper Dicas 03/03/2022
ABS + BAS auxiliando na frenagem

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

ABS, EBD, CT e ESP, são as principais siglas da segurança automotiva e já passaram aqui pelo HIPPERDICAS. Cada qual com sua função e importância para a segurança veicular. Faltava um ainda pouco conhecido da maioria dos Brasileiros. Um sistema cuja função melhora consideravelmente a atuação do ABS. O Brake Assist System ( BAS ) ou Sistema de Assistência a Frenagem, traduzindo o Inglês, é mais um subsistema do ABS mas com uma função muito específica que é manter a ação de frenagem no pedal mesmo que o condutor alivie a pressão sobre o pedal do freio. Isso é necessário para extrair o máximo de eficiência do ABS.

Entenda que a atuação do ABS depende diretamente da pressão e curso exercido sobre o pedal de freio, ou seja, quem define a pressão no circuito de freio não é o sistema ABS mas sim a força que o condutor exerce sobre o pedal. Ou seja, se o ABS vai funcionar de forma mais ou menos intensa dependerá justamente da pressão do motorista sobre o pedal.

Os engenheiros perceberam que em muitos casos, devido a trepidação no pedal provocadas pela modulação da pressão no circuito muitos motoristas aliviavam a pressão, o que diminuía a ação do ABS. Com o BAS, um sensor “lê” a velocidade com que o motorista pisa no freio e determina se a pressão está adequada para controlar o travamento das rodas. Caso isso não ocorra, uma válvula a vácuo garante a força adicional que o sistema necessita para o funcionamento adequado. Ou seja, quando o sistema percebe que você não freou o suficiente, ele freia pra você! Bacana, não?

Perceba que o BAS complementa a ação do ABS, mas não toma a decisão de frear pelo motorista. Isso cabe ao ACC, ou Controle Ativo de Cruzeiro, um recurso sofisticado que alguns carros vendidos no país já possuem. Mas isso já é assunto para outra coluna! Até o próximo HIPEPPERDICAS!

 

MAIS HIPPERDICAS:

- Durante a atuação odo ABS é normal sentir uma trepidação no pedal de freio;

- Mesmo com o pedal trepidando pela modulação da pressão de frenagem o condutor deve manter o pedal pressionado;

- O BAS precisa do vácuo do motor para funcionar adequadamente.